Investidores Italianos no Brasil
- Sebastiano Maniscalco
- Jun 10, 2022
- 2 min read

Inúmeras empresas italianas investem e olham para as oportunidades de mercado com uma visão de médio e longo prazo. A consequência de tudo isso é a formação e desenvolvimento de um tecido empresarial italiano no Brasil numericamente e qualitativamente importante. Porque investir no Brasil sempre foi uma preocupação constante do empresário italiano.
Os dados dos últimos anos mostram claramente que as empresas italianas acreditam no Brasil.
As empresas italianas que decidiram abrir uma filial no Brasil aumentaram mais de 20%. Hoje são cerca de mil.
Segundo dados divulgados recentemente pelo Ministério da Economia brasileiro, em 2018 a Itália se tornou o principal investidor entre os países que assinaram um memorando de entendimento sobre facilitação de investimentos (Estados Unidos, China, Japão, França).
Do ponto de vista qualitativo, as empresas italianas souberam como investir dinheiro no Brasil e passaram a ocupar uma posição de destaque no mercado em setores estratégicos para a economia brasileira, como energia, telecomunicações, siderurgia, setor rodoviário e produção automotiva .
Como o tema da consultoria contábil é administrado pela GM Venture?
Trabalhamos e colaboramos com três empresas de BPO que selecionamos ao longo do tempo. Eles têm diferentes DNAs e tamanhos diferentes. Ao longo dos anos, porém, intensificamos particularmente o trabalho com a empresa Premium, fruto de uma cisão do gerente José Brito, que foi responsável pela PWC durante anos. Em maio de 2018 decidimos adquirir uma parcela significativa deles para integrar ainda mais nossas atividades com as deles. Nasceu uma bela colaboração e ao mesmo tempo uma boa sinergia. A questão contábil ainda é um calcanhar de Aquiles para as empresas que investem no Brasil.
Quantas empresas italianas têm parcerias com o Brasil?
As presenças de empresas italianas no Brasil são cerca de mil, a maioria concentrada no estado de São Paulo, que representa cerca de 40% do PIB de todo o país e tem cerca de 6 milhões de descendentes de italianos. Uma cultura em alguns aspectos muito próxima da italiana.
Que perspectivas de crescimento a GM Venture propõe para as empresas italianas no Brasil?
A Itália oferece o "produto", o Brasil oferece o mercado. Muitas empresas ao entrar no mercado latino-americano devem primeiro entender como investir no Brasil. O importante é ler primeiro e não ao longo do caminho.
Comentários