top of page

Como comprar um imóvel em Portugal


Como comprar um imóvel em Portugal

Muitos brasileiros têm planejado comprar imóvel em Portugal.

Para comprar um imóvel no país europeu é preciso planejamento e tempo para pesquisar toda a documentação necessária, bem como escolher bem a localização.

Documentação para comprar imóvel em Portugal

Para comprar um imóvel em Portugal é necessário que o cidadão brasileiro tenha um NIF (Número de Identificação Fiscal) antes de iniciar o processo.

O NIF é como se fosse nosso CPF brasileiro e ele precisa ser feito com o acompanhamento de um cidadão português ou estrangeiro (pode ser brasileiro) que resida legalmente há mais de 6 meses no país.

O NIF pode ser feito através de procuração, para um advogado. 

Não é possível fazer a compra de um imóvel sem já ter o número.

Comprar imóvel em Portugal com ou sem imobiliária

O ideal é fazer todo o processo de compra com uma imobiliária (mediação imobiliária em Portugal). Dessa forma, você garante que a documentação será feita de forma correta e não corre o risco de ficar no prejuízo.

A maioria das grandes imobiliárias recebe o dinheiro da entrada (pode ser por transferência internacional de banco para banco) e após o recebimento redige o contrato de promessa de compra e venda. Normalmente a entrada é de 10% do valor o imóvel.

Após o recebimento de todo o valor do imóvel (através de transferência internacional para a conta da imobiliária), é necessário que o proprietário esteja presente em Portugal para fazer a escritura do imóvel.

Tipos de Imóveis para comprar em Portugal

Para pesquisar os imóveis em Portugal acesse os sites das imobiliárias presentes no país. Para entender melhor a nomenclatura saiba que uma moradia é uma casa e quinta é um sítio. O número de quartos é dividido em T0 (kitnete), T1 (um quarto), T2 (dois quartos), T3 (três quartos) e assim por diante. Quando o imóvel é anunciado T1 + 1 significa que o segundo quarto é menor e não tem janela (como se fosse uma dependência de empregada).




2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page